Meus irmãos, deste domingo a liturgia nos convida a refletir sobre os valores da nossa existência. Jesus no evangelho nos apresenta o seu tesouro: o Reino de Deus. Jesus concluiu o seu terceiro discurso com as últimas três parábolas: o tesouro, a pérola e a rede.
Primeiro: o Reino de Deus é um tesouro escondido. Desse tesouro, provoca o homem à disposição para vender todos os seus bens com toda alegria para conseguir o Reino de Deus.
Segundo: o Reino de Deus é uma rede. Podemos comparar que Igreja é uma rede que lançado ao lago, que apanha todos tipos de peixes com suas qualidades. o Pescador com toda paciência, puxando a rede a terra , recolhe os peixes e separando os bons e os maus. Recolhe os bons e joga fora os maus. Significa, Deus não tem pressa de condenar e destruir, Ele sabe esperar.
Finalmente, Jesus concluir seu discurso com um diálogo com os discípulos, que o verdadeiro discípulo é aquele que descobre o tesouro do reino e se compromete com ele. Pedimos a sabedoria de Deus para que possamos saber escolher o verdadeiro Tesouro.
Pe. Elfridus Binsasi, SVD